Mutirão de Limpeza remove mais de 700 quilos de Lixo do Lago Paranoá

No último sábado, 16 de setembro, a 11ª edição da Semana Lago Limpo ocorreu no Pontão do Lago Sul, resultado de uma colaboração entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU)


O evento ofereceu uma ampla programação socioeducativa para o público em geral e reuniu mais de 60 mergulhadores para a limpeza das margens e do leito do Lago Paranoá, com o apoio dos Bombeiros, do Batalhão Lacustre e da Capitania Fluvial de Brasília.

Até o final da manhã, o SLU já havia retirado do lago mais de 675 quilos de detritos, que incluíam garrafas, sacolas plásticas, pneus, âncoras do tipo Danforth e até mesmo uma granada. Após a contagem, esses resíduos foram separados para a destinação de vida, seja reciclagem ou aterro sanitário.

Felix Palazzo, diretor da Adasa, enfatizou: "O Lago Limpo é um lembrete anual de nossa responsabilidade coletiva em preservar e proteger nossos recursos hídricos e nosso Cerrado. Cada retirada retirada do lago e cada lição compartilhada durante o evento são passos importantes em direção a direção a um futuro mais limpo e sustentável para aqueles que vivem no Distrito Federal e para seus visitantes."

A ação ocorreu no Dia Mundial da Limpeza, um movimento cívico que envolveu cerca de 200 países e milhões de pessoas em todo o mundo em um esforço global de limpeza. A Semana do Lago Limpo tem como objetivo alertar e conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte correto de resíduos e a preservação dos recursos hídricos.

Este ano, o evento ganhou ainda mais destaque ao ser oficialmente incluído no calendário do Governo do Distrito Federal, conforme previsto no Projeto de Lei 550/2023, apresentado pelo deputado Pepa na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “A inclusão deste evento por meio de um projeto de lei contribui para manter viva a consciência da importância de descartar o lixo com responsabilidade”, concluiu Palazzo.
















Fotos: Paulo Melo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos