A brasilidade e arquitetura caminham juntas na CASACOR Brasília 2023

 Designer brasiliense, Flávia Cristina, apresenta o Living Tekoá, ressaltando a harmonia do luxo com a essência da cultura brasileira

Uma arquitetura que valoriza a cultura brasileira aliada ao luxo com essência é o que traz o Living Tekoá, na 31a edição da CASACOR Brasília, assinado pelo escritório FINT Arquitetura e Interiores, da Designer Flávia Cristina, que estreia na mostra em um dos ambientes do Grupo Eixo.

A edição brasiliense acontece entre 01 de setembro e 05 de novembro. Toda a essência da morada é retratada no living de 108m2, por meio do encontro da história de Flávia Cristina e dos seus avós. Ela traz uma arquitetura com memórias e elementos que imprimem a brasilidade do povo brasileiro, além da cultura de uma ilha de pescadores, no município de Ilha Grande, às margens do Delta do Parnaíba (PI). A região marca a trajetória de vida de seus avós.



O Tekoá propõe o resgate da ancestralidade e propicia uma imersão sensorial com uma linguagem que transmite o luxo com essência. O projeto mostra a elegância do uso de mobiliários contemporâneos dentro de um ambiente rústico e natural. Destaque para um quadro em renda de bilro produzido pela Associação das Rendeiras de Ilha Grande (AMIG) e para a mesa de jantar em vidro, cujo desenho é autoral da designer.

Em parceria com a AC Home Casas Inteligentes, ao adentrar no living uma tela translúcida de projeção no teto com tecnologia de mapping e dois projetores simultâneos chama atenção do visitante. Além disso, a iluminação é automatizada de modo a possibilitar o controle de dimerização. O som ambiente com quatro zonas funciona por meio de controle  de voz. Para Flávia, a elegância e a modernidade podem caminhar juntos a elementos que traduzem a cultura brasileira. Ela revela que os visitantes da mostra presenciarão a identidade do povo brasileiro impressa em forma de arquitetura e design. “Em conjunto com a AMIG trago elementos como cestos em palha de carnaúba, muito usados antigamente para a pesca e que hoje se destacam de forma decorativa. O piso Adobe Terra será um dos destaques em termos de acabamento, ”, disse.

A designer trabalha com uma iluminação indireta e, com a execução da Filamento Iluminação, ela buscou imprimir uma sensação de aconchego. Inclusive, o projeto conta com um pendente produzido pela Filamento, exclusivamente para a CASACOR. 
Com o intuito de representar o céu da ilha onde os seus avôs viveram por anos, a designer projetou no teto um céu em formato orgânico para proporcionar a sensação de tempo aos visitantes por meio de uma lona tensionada e com uma luz dimerizável. 
 
O living traz a ousadia de um projeto nunca visto em uma mostra da capital federal, com tendências e itens exclusivos. Todas as cortinas foram confeccionadas de forma personalizada pela Pink Interiores, que traz ao ambiente o modelo Wave, no tecido linho misto Oslo Mix, na cor marfim, instaladas em trilho suíço. “Eu queria fugir do óbvio e mostrar que um projeto tem que ser único, com identidade e não pode ser uma replicação, uma produção em série. Por acreditar nisso é que atuei para trazer à minha estreia um trabalho que prezasse pela originalidade e personificação”, pontuou a Flávia Cristina.

Para imprimir a sensação de refinamento e elegância, e contando com a expertise profissional da Marmoraria Mcunha, o piso aplicado é o mármore Bega Bahia, no acabamento levigado. Já as colunas e tampos da mesa foram feitos em Travertino Italiano bruto. As texturas serão percebidas em vários pontos como nos acabamentos e, nesta etapa, teve o apoio da Detalhe Acabamentos em diversos pontos do espaço. A parede da área do jardim, por exemplo, de Cobogó Cana e o piso Adobe Terra, na área da sala de jantar, trazem a rusticidade exigida ao ambiente. O Tekoá contempla ainda um revestimento em tijolos maciços, produzidos e boleados artesanalmente em barro.

Flávia apresenta à mostra uma novidade da Detalhe Acabamentos, que mudará a forma como os profissionais revestirão os tetos em muitos projetos de hoje em diante. Trata-se do teto em PVC/Vinílico, com impressões vinílicas em alta resolução. Um produto sustentável, resistente a umidade, imune a mofos, pragas, fungos e ainda proporciona uma obra limpa e rápida
O ambiente também conta com uma porta de correr em alumínio revestida de vidro, executada pela Vitri. O perfil de alumínio que envolve a porta foi feito com um acabamento em pintura amadeirada, mantendo assim o padrão mais rústico do projeto. Já nos vidros foi desenvolvida uma cor especial para a equoterapia a fim de ornar com a cor das paredes. O vidro acidato é a escolha definida para o projeto por proporcionar um efeito fosco à pintura. A marcenaria foi pensada para compor o espaço com delicadeza e possibilitar movimento
com as brises ripadas, em MDF Louro Freijó-Arauco, no estilo muxarabi giratórios, executado pela Mettro Interiores.




As duas estantes presentes no living são de em MDF Beige Matt-Arauco, com estrutura interna desprendida do fundo e toda iluminada, interligadas por uma prateleira, dando assim um aspecto de continuidade ao móvel, que será usado para abrigar os adornos da Tendência Decoração, como vasos e esculturas em pedra sabão, cesto de fibra natural, adorno em vidro e madeira, entre outros. Tudo seguindo a linguagem do luxo com essência, promovendo o encontro de peças que representam o passado com o presente. 

O ambiente conta com a tapeçaria italiana em formato orgânico da Lao Interiores, que proporcionou mais aconchego e elegância ao espaço. Já os tons terrosos predominam no Tekoá e em todos os ambientes do Grupo Eixo foram usadas cores diversas da Coral, que podem ser encontradas nas lojas da Riacho Tintas, que estão localizadas por todo o Distrito Federal.

PERFIL DESIGNER FLÁVIA CRISTINA
Flávia Cristina é designer de Interiores, empresária e fundadora do escritório FINT Arquitetura e Interiores, empresa com sede em Brasília, e que desenvolve projetos residenciais e comerciais, desde a criação do projeto arquitetônico à fase de finalização com a parte de interiores. Já são 12 anos no segmento, com expertise profissional para transformar os espaços por meio de um trabalho humanizado.

Antenada às tendências e pesquisadora acerca das novidades do segmento no Brasil e no mundo, Flávia traz para CASACOR Brasília 2023 um ambiente que fará o espectador enxergar o espaço com outra visão, por meio de um projeto inovador e que os brasilienses ainda não viram na cidade.    

GRUPO EIXO: 
O Eixo surgiu com o objetivo de impulsionar o crescimento dos profissionais da arquitetura, do design e da construção civil da Capital Federal, bem como também de empresas do segmento. Outra premissa do grupo é a geração de conexões e de novos negócios para as empresas parceiras do Eixo no segmento.

SERVIÇO:
CASACOR Brasília 2023
Quando: A mostra acontece até 05 de novembro 
Onde: Estádio Nacional Mané Garrincha
Fotografias: Edgard César

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos