Festa de Nossa Senhora Aparecida 2023

A Arquidiocese de Brasília realiza, anualmente, a Festa dedicada à Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília. Este ano, o evento acontecerá pela 25ª vez na Esplanada dos Ministérios, no gramado central próximo à Catedral Metropolitana que tem Nossa Senhora Aparecida, também, como padroeira


A grande concentração de fiéis que, anualmente, ocorre ao centro da cidade acontece neste lugar desde 1996. Os dois únicos anos em que não foi realizada, foram aqueles marcados pela Emergência Sanitária da COVID-19. Sempre tendo como evento principal a celebração da Santa Missa, diversas outras atividades são realizadas durante todo o dia, sobretudo, porque também nesta data se recorda o dia das crianças as quais, Jesus Cristo mandou que os discípulos deixassem que elas chegassem até Ele e, também, que todos imitassem o coração puro dos pequeninos [“Deixar vir a mim as criancinhas, não as impeçam; pois ´Reino de Deus é daqueles que se assemelham a elas” (Mt 19, 14)]
A Programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida de 2023 contará com a seguinte programação:

  1. 9h00: Missa para as crianças presidida pelo Secretário-geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers.
  2. 10h00 às 13h00: Festival de sorvete, brinquedos infláveis e sorteio de prêmios para as crianças.
  3. 15h00: Show com o Frei Gilson
  4. 17h00: Santa Missa Solene presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida, e concelebrada por todo o clero da Arquidiocese de Brasília
  5. Após a Santa Missa Solene: Procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida pela Esplanada dos Ministérios.

A tradicional Missa da manhã, celebrada de forma especial para as centenas de crianças, será presidida pelo Secretário-geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers. Será a primeira vez que Dom Ricardo participará da festa da padroeira em Brasília. O Bispo foi eleito para o ofício na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil neste ano e, logo em seguida, foi nomeado Bispo Auxiliar da Capital Federal.

Após esta Missa, acontece sempre uma manhã de diversão e sorvetes para as crianças celebrarem o seu dia. Grupos de catequese e de pastorais que trabalham com as crianças das paróquias das várias regiões administrativas do Distrito Federal organizam-se para levar os pequenos para esta manhã diferente na Esplanada dos Ministérios.

No início da tarde, começa a concentração para a novidade do ano, um show oracional com o Frei Gilson da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. Frei Gilson realiza um grande trabalho de evangelização através da música e, sobretudo, através das lives de adoração e oração que promove nas madrugadas onde arrebanha mais de 200 mil pessoas nas transmissões ao vivo nas redes sociais, chegando à marca de quase meio milhão de pessoas, em algumas ocasiões. O show com o frade carmelita acontecerá às 15 horas e promete atrair milhares de fiéis na Esplanada dos Ministérios.

Após o show, acontecerá o momento mais importante da Festa: A Santa Missa Solene em honra à Nossa Senhora Aparecida que, este ano, será presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida. Isto acontecerá porque o Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, participará, no Vaticano, do Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco. Dom Paulo Cezar é um dos bispos representantes do Brasil no evento que acontece durante todo o mês de outubro em Roma. Dom Raymundo Damasceno, então, presidirá a Celebração na Esplanada, a convite de Dom Paulo Cezar. Dom Raymundo Damasceno foi o primeiro seminarista da Arquidiocese de Brasília, estando na gênese da história da Igreja Católica na Capital Federal.

Finalizando o evento na Esplanada, acontece, após a Santa Missa, a procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que será colocada no papamóvel utilizado pelo Papa São João Paulo II quando veio a Brasília. Junto com todo o clero e todo o povo, a Imagem percorre a Esplanada dos Ministérios onde são dadas três bençãos: a primeira
dirigida aos enfermos, a segunda dirigida aos governantes e a terceira às famílias, retornando, em procissão ao Altar montado no centro do gramado da Esplanada.

Estima-se a presença de 70 mil pessoas para a festa que também conta com a participação de embaixadores, autoridades militares, autoridades dos três poderes no âmbito distrital e federal, além daqueles fiéis que acompanham os festejos através da transmissão ao vivo que acontece pelas mídias sociais oficiais da Arquidiocese de Brasília, da TV e Rádio Canção Nova e pela Rádio Arquidiocesana Nova Aliança.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos