Presidente Aparecido recebe homenagem da Cultura durante comemorações pelo aniversário de Brasília

No aniversário de Brasília, 21 de abril, evento cívico e homenagens marcaram as comemorações. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participou da cerimônia de Troca da Bandeira Nacional, localizada no coração de Brasília, e recebeu, ainda, a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro 2024, prêmio que prestigia e valoriza, anualmente, pessoas e instituições responsáveis por impulsionar a cultura no Distrito Federal


O primeiro evento aconteceu na Praça dos Três Poderes. Realizado pela manhã, contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, autoridades e civis para presenciar a troca da bandeira em uma ocasião especial: os 64 anos da capital. O aniversário motivou o adiantamento da cerimônia, habituada a acontecer apenas no primeiro domingo de cada mês. Durante o encontro, brinquedos infláveis divertiram as crianças e carretas do Sesc-DF e do Senai-DF ofereceram serviços gratuitos para o público presente.

Na tarde de domingo, José Aparecido foi um dos homenageados com a Medalha da Cultura. A 3ª edição da solenidade, concedida pela Secretaria de Cultura do DF, ocorreu no Espaço Oscar Niemeyer e prestigiou 26 personalidades, entre representantes públicos, gestores privados, empresários e artistas locais da cidade. O prêmio reconhece os mais relevantes serviços prestados à cultura no DF, responsáveis por desenvolver e fomentar o setor por meio de investimentos, iniciativas e qualificações.

“A cultura está no DNA do Sistema Fecomércio-DF. Hoje, pela Federação, temos a possibilidade de organizar eventos em parceria com as embaixadas. Já pelo Senac-DF, qualificamos trabalhadores para atender as demandas voltadas principalmente para o setor de economia criativa da nossa capital. E pelo nosso braço social, Sesc-DF, a nossa mais significativa entidade que atua neste segmento cultural, com forte tradição no DF, trabalhamos para levar cultura a todas as cidades, descentralizando os eventos do Plano Piloto, permitindo que a população das RAs tenham acesso a artistas locais e nacionais”, disse Aparecido.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, representando o governador Ibaneis, destacou a cultura como um investimento, não um gasto. “A sociedade é construída a partir da manifestação do seu povo. Essa homenagem ajuda muito a reconhecer o valor de cada um e o quanto cada trabalho é importante”, concluiu.

A entrega da Medalha, estabelecida em decreto em 2020, acontece em memória do centenário Teodoro Freire, o mestre de bumba-meu-boi, considerado um importante nome na construção cultural de Brasília. Teodoro criou um Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, e deixou um legado artístico que permeia até os dias atuais.

Confira a lista dos agraciados:

→ José Aparecido Freire
→ Cláudia Meirelles
→ André Rabelo
→ Eduardo Sabo
→ Márcio Michel
→ Engels Muniz
→ Idalete Silva
→ Leonardo Hernandes
→ Marcela Passamani
→ Marcia Zarur
→ Grupo Melhores do Mundo
→ Ruth Venceremos
→ Sandro Avelar
→ Sergio Barcelar
→ Leandro Oliveira
→ Roberto Chaves de Aguiar
→ Julio Paixão Ferreira Castelo Branco
→ Josias Wanzeller Silva
→ José Humberto Pires de Araújo
→ Claudia Lassance
→ Felipe Ramón Moro Rodríguez
→ Marilda Porto
→ Philippe Seabra
→ Pedro Lacerda Neto
→ Josimar Francisco da Silva
→ Claudio Abrantes (ex officio)


Veja mais imagens dos eventos:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos