Reunião do Fornatur na WTM LA traz boas-novas aos dirigentes do Turismo

Destinação de verba para a Embratur, projetos do Ministério do Turismo e orçamento para o Fórum de Secretários Estaduais são novidades que vão apoiar o Turismo nacional



A 2ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo foi realizada nesta terça-feira (16/04), durante a WTM Latin America 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Conduzida pelo presidente do Fornatur e da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a reunião contou com representantes dos 27 estados, da Embratur e do Ministério do Turismo.

Logo no início do encontro, os secretários puderam conhecer os números da feira atual. Segundo os organizadores, a visitação à WTM LA 2024 superou a edição anterior já no primeiro dia. O número de expositores cresceu 20%, o de agentes de viagens chegou a 500 e o de compradores internacionais, a 75, o que aponta o crescimento do Turismo nos estados.

Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, levou boas notícias à Assembleia. Segundo ela, até então a empresa – que tem a função de promover nosso Turismo internacionalmente, tinha orçamento zero. Ela anunciou que, após muita luta, conseguiram destinar na Lei Orçamentária Anual R$ 200 milhões. Para Jaqueline, essa verba “traz a vida da Embratur de volta”.

A diretora destacou que várias ações estão sendo criadas a partir das provocações dos secretários. Um exemplo é que agora a Embratur pode ser contratada para fazer a promoção internacional de estados e municípios. Outro ponto destacado são os debates da questão climática mundo afora, onde o Brasil começa a retomar seu protagonismo.

Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, também levou novidades ao encontro. A primeira delas foi o “Feirão”, um dia de promoção do varejo no Turismo, para acontecer todo mês de maio, sendo o primeiro deles já no dia 18 do mês que vem. Ele falou ainda sobre o Salão Nacional do Turismo, realizado pelo MTur.

O presidente do Fornatur também anunciou uma conquista inédita: após 24 anos de existência, o Fórum vai ter orçamento. Segundo Fabrício Amaral “conseguimos destravar questões legais e burocráticas e o Fornatur vai passar a ter verba para ações que são importantes para o Turismo, dando início à profissionalização do colegiado”.

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)



Fotos: Renato Santos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos