Daniel Blume lança em Brasília, "Cartas ao Neto: versos maquiavélicos"


Com ilustrações da premiada escritora Ana Miranda e centralizada em um avô político que aconselha seu neto deputado, a obra do poeta e advogado entrelaça sátira política com técnica literária


A capital federal respira política. Por isso, não haveria melhor lugar para se lançar uma sátira poética que combina humor e crítica social, em que um avô político, à beira da morte e com notável experiência, aconselha seu neto, herdeiro político e deputado sobre o ambiente que o cerca. Essa é a proposta do poeta e advogado maranhense, Daniel Blume, que lança em Brasília, "Cartas ao Neto: versos maquiavélicos" (144 págs, Tagore Editora, R$50), na segunda-feira, 27 de maio, às 19h, no 11.º andar, do Edifício-sede do Conselho Federal da OAB ( SAUS Quadra 05 Lote 01 Bloco M).


A obra

Inspirado por figuras históricas e literárias, desde Luciano de Samósata até autores brasileiros como Ariano Suassuna, Daniel Blume explora a ironia e o sarcasmo para discutir poder e hipocrisia. "Cartas ao Neto: versos maquiavélicos" entrelaça sátira política com técnica literária, destacando-se no cenário contemporâneo por rejuvenescer gêneros satíricos e burlescos em um contexto politicamente correto. O livro traz ilustrações da premiada escritora e artista Ana Miranda.

Trechos

"Seja o que for necessário! Use honestidade e generosidade seletivas. Esteja disposto a abrir mão do que acredita por aquilo que pretende. Conquiste mentes / corações mas apenas comprometa-se consigo. Sempre desconfie dos homens sem vícios".

"Na política não há rancor, nem pudor. A lealdade é uma conveniência. O samba das cadeiras é o bom da festa em Brasília. Somos predadores canibais".

O autor

Escritor e advogado, é membro titular do PEN Clube do Brasil e da Academia Internacional de Cultura. Ocupa as cadeiras de número 15 da Academia Ludovicense de Letras e da Academia Maranhense de Letras.  Na poesia, lançou os livros Inicial (2009), Penal (2015), Resposta ao Terno (Poesia/2018- ganhador do Prêmio Moacyr Félix da União Brasileira de Escritores, em processo de tradução para o inglês) e Delações (2020), obras bem recebidas pela crítica, com tradução para espanhol, francês e italiano. Advogado militante no Brasil e em Portugal, Daniel Blume cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão e se especializou em Processo e Direito Eleitoral pela Universidade Cândido Mendes. Mestre e doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa. É Procurador do Estado do Maranhão e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão por dois biênios e Representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Conselho Nacional de Justiça. É membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro de poemas "Cartas ao Neto: versos maquiavélicos", de Daniel Blume
Quando: Segunda-feira, 27 de maio, às 19h
Onde: 11.º andar, do Edifício-sede do Conselho Federal da OAB ( SAUS Quadra 05 Lote 01 Bloco M).
Informações: (61) 98440-1100

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem