Brasília confirma 2º Congresso da Felicidade para 20 de março com liderança do Butão como principal palestrante




                                                                                                  Cosete Ramos e Jorge Luiz - Por Fernanda Coutinho


Brasília sediará, no dia 20 de março, o 2º Congresso da Felicidade, consolidando a capital federal como um dos principais polos nacionais de debate sobre felicidade, bem-estar e desenvolvimento humano. O evento, realizado pelo IPCB – Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, acontece no Museu Nacional da República, das 9h às 18h, em celebração ao Dia Internacional da Felicidade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do https://felicidade.inscreva.online/.

Após o sucesso do primeiro encontro, este segundo Congresso marca um novo capítulo do movimento “Brasília Capital da Felicidade”, ampliando o diálogo entre ciência, educação, políticas públicas, cultura e sociedade. “O 2º Congresso da Felicidade consolida Brasília como um território de inovação social. Estamos falando de um encontro em torno de uma pauta que hoje é central no mundo: colocar o bem-estar no centro das decisões”, pontua o gestor do IPCB Jorge Luiz.

Para a professora e pioneira Cosete Ramos, incentivadora e consultora da felicidade do Congresso, o projeto nasce da própria essência da capital federal. “Brasília sempre foi chamada de capital da esperança por Juscelino Kubitschek. Hoje, nós dizemos que Brasília é a capital da felicidade. Esse sonho começou lá atrás, no coração de quem estava aqui em 21 de abril de 1960, e hoje envolve toda a sociedade”, afirma.

Um dos grandes destaques desta edição será a apresentação oficial do resultado da pesquisa “Felicidade no Distrito Federal: fatores associados e implicações para políticas públicas”, desenvolvida pelo IPEDF, órgão oficial do Governo do Distrito Federal. 

“A felicidade hoje é a maior pauta do mundo. É uma temática internacional, liderada pela ONU, que todos os anos, no dia 20 de março, divulga o ranking dos países mais felizes do planeta. E nós vamos apresentar esses dados durante o Congresso”, destaca Cosete.

Para embasar o desenvolvimento da pesquisa, Cosete realizou missão de estudos no Butão, referência mundial em políticas de Felicidade Interna Bruta, acompanhada pelos diretores do Movimento, Eduardo Ruy Ramos Jobim e Ângela Martins. A experiência contribuiu diretamente para a construção da metodologia aplicada pelo IPEDF.

Presença de peso no evento

Outro grande destaque desta edição é a presença de Lhatu, diretor executivo do Centro de Felicidade Interna Bruta do Butão (GNH Centre Bhutan), uma das maiores referências internacionais na aplicação prática do conceito de felicidade como política pública.

Com uma trajetória marcada pela atuação no serviço público, em organismos internacionais e no setor privado, Lhatu é um dos principais líderes globais na difusão do modelo de Felicidade Interna Bruta (FIB), filosofia que orienta o desenvolvimento do Butão e inspira governos ao redor do mundo. Ex-parlamentar por dois mandatos, ele liderou políticas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário.

Ao longo da carreira, também atuou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e em projetos de agroindústria sustentável, geração de renda e preservação ambiental.

“Atualmente, à frente do Centro de Felicidade Interna Bruta do Butão, Lhatu ajuda a mostrar ao mundo que o desenvolvimento precisa colocar o bem-estar das pessoas no centro das decisões”, reforça Cosete.

Segundo a professora, o movimento em Brasília já ultrapassou os limites de um evento. “Essa não é uma pauta que chega em Brasília, é uma pauta que envolve o mundo inteiro. Ela foi acolhida pela sociedade civil, pelo governo, pelos empresários e pelas escolas. Fizemos inclusive concursos com crianças sobre o que é uma escola da felicidade, sobre o que elas sonham. É um movimento coletivo”, ressalta.

O 2º Congresso da Felicidade de Brasília reunirá especialistas, pesquisadores, educadores, gestores públicos e lideranças institucionais para refletir sobre caminhos inovadores de desenvolvimento humano, reafirmando a felicidade como um eixo estratégico das políticas públicas contemporâneas. Os participantes receberão certificado ao final do encontro.

“Mais do que um evento, o Congresso é um convite à reflexão, ao pertencimento e à construção de uma cidade e de um país onde viver bem seja prioridade”, conclui a consultora do evento Cosete Ramos.


Serviço: 

2º Congresso da Felicidade de Brasília
Quando: 20 de março de 2026, das 9h às 18h
Onde: Museu Nacional da República - Brasília
Ingressos: gratuito
Inscrições: Link
Mais informações: @congressodafelicidadebsb

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB