Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil promove visita guiada à exposição “Raízes – Heranças Visuais” no Panteão da Pátria


Mostra do artista José Maciel reúne mais de 50 obras no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e contará com visita guiada no dia 24 de fevereiro

Brasília recebe, no próximo dia 24 de fevereiro, às 18h, uma visita guiada especial à exposição Raízes – Heranças Visuais, do artista José Maciel, no Salão Negro do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. A iniciativa é promovida pelo Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Brasília e contará com a presença do artista e dos curadores Danielle Athayde e Claudio Pereira.

Depois do sucesso da mostra apresentada no Espaço Oscar Niemeyer, em 2022, José Maciel retorna ao circuito cultural da capital com novos trabalhos e o lançamento do livro que dá nome à exposição. A mostra reúne mais de 50 obras recentes, compostas por pinturas sobre tela e seixos rolados, além de um recorte da série anterior, revelando um processo criativo contínuo e coerente.

Com curadoria de Danielle Athayde e Claudio Pereira, a exposição convida o público a observar a construção de um repertório artístico marcado por ritmo, equilíbrio espacial e força expressiva. As obras apresentam traços firmes e uma dinâmica de movimentos que articulam formas, cores e texturas em composições que dialogam com o expressionismo e o cubismo.

O vínculo de Maciel com a arte remonta à infância, quando frequentava o ateliê do mestre Iberê Camargo, amigo de seu pai, com quem chegou a produzir obras a quatro mãos. A influência do artista espanhol Pablo Picasso também atravessa sua trajetória e inspira sua pesquisa visual. 

Pintar para mim faz parte da minha rotina e acontece de forma intuitiva. Seja em tela, objetos ou até na parede

, afirma Maciel.

Segundo a coordenação do Comitê de Cultura, o evento reafirma o compromisso do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Brasília com a valorização da arte, da memória e da identidade cultural, promovendo encontros que ampliam repertórios e fortalecem o acesso à produção artística contemporânea na capital.

A presidente do Núcleo Brasília, Janete Vaz, destaca a importância da iniciativa. 

A cultura é um instrumento poderoso de transformação social e de fortalecimento da nossa identidade coletiva. Ao promovermos experiências como essa, ampliamos o acesso à arte e estimulamos o olhar sensível, crítico e humano sobre o mundo que nos cerca.

Para o Comitê Cultura do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Brasília, a visita guiada representa uma oportunidade de promover o acesso à arte, fortalecer a cena cultural da cidade e incentivar o diálogo intergeracional por meio da produção artística contemporânea.

A experiência propõe um encontro entre memória, identidade e expressão visual, em um dos espaços simbólicos mais emblemáticos da capital federal.

Serviço

Visita guiada à exposição Raízes – Heranças Visuais
Artista: José Maciel
Curadoria: Danielle Athayde e Claudio Pereira
Data: 24 de fevereiro
Horário: 18h
Local: Salão Negro – Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
Realização da visita guiada: Comitê Cultura – Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB