CLDF disputa Prêmio Assembleia Cidadã, da Unale

A Câmara Legislativa do Distrito Federal participa da disputa da 4ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã nas três categorias da premiação: gestão, atendimento ao cidadão e projetos especiais

Foto: Pedro Santos.

Os projetos da Casa concorrem com iniciativas de assembleias legislativas de vários estados. Os finalistas (três por categoria) serão conhecidos no próximo dia 18, e os vencedores serão escolhidos durante a 26ª Conferência Nacional da Unale, de 8 a 10 de novembro, em Fortaleza (CE).

O prêmio foi criado para incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade. Os vencedores receberão R$ 20 mil para serem investidos nos projetos premiados.

Na categoria “Gestão”, concorrem projetos voltados para a diminuição do custo nas atividades do Parlamento e ações de sustentabilidade, de inovação digital e de informatização. A CLDF inscreveu o PLe, a plataforma legislativa oficial de transparência ativa e participação popular em formato de rede social.

A segunda categoria – “Atendimento ao Cidadão” – vai premiar a melhor iniciativa em benefício direto da sociedade, com atendimentos ou serviços prestados pela Assembleia Legislativa ao cidadão. O projeto “Câmara nas Cidades” está na concorrência.

A iniciativa leva a CLDF às regiões administrativas do DF, realizando sessões itinerantes e audiências públicas para ouvir as demandas dos moradores. Além disso, na estrutura física instalada nas RAs, são realizados atendimentos da Ouvidoria e da Procuradoria Especial da Mulher, bem como serviços em parceria com o Executivo e o Sistema S.

A última categoria, “Projetos Especiais”, engloba práticas que tratam, diretamente, do bem-estar do cidadão, abrangendo iniciativas esportivas, culturais e de lazer, para além das já corriqueiras do Parlamento. A CLDF concorre com o programa “Conhecendo o Parlamento”, desenvolvido pela Escola do Legislativo (Elegis).

O programa envolve os seguintes projetos: Cidadão do Futuro; Jovem Cidadão; Cidadania para Todos, e Câmara Legislativa vai à Escola, todos com o objetivo de apresentar o Poder Legislativo e sua relação com a representação política, com a democracia e com a participação popular.

O Cidadão do Futuro, por exemplo, prevê a recepção de estudantes do ensino fundamental nas dependências da Casa, onde participam de palestra e de visita guiada. O projeto disponibiliza ônibus para o transporte das crianças e dos professores, bem como lanche e um “kit cidadão”.

Para conhecer todos os projetos do “Conhecendo o Parlamento”, clique aqui.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos