Médico de Brasília formado na UnB está entre os cientistas mais influentes do mundo, aponta pesquisa da Universidade Stanford

Brasil tem 1.294 pesquisadores na lista dos cientistas mais influentes do mundo. País ocupa a 25ª posição no ranking global


Flavio Cadegiani

O Brasil tem 1.294 pesquisadores entre os cientistas mais influentes do mundo. É o que mostra ranking publicado pelo pesquisador John Ioannidis, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Elsevier, a maior editora científica do mundo.

Esses brasileiros estão entre os 100 mil mais influentes ou na faixa dos 2% melhores em suas respectivas áreas de conhecimento, no ano de 2022. Assim, a lista total reúne 210.198 nomes. O Brasil representa 0,61% do total, ocupando a 25ª posição no ranking global.

Um desses nomes é o médico endocrinologista de Brasília Flavio Cadegiani. Ele é médico graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e tem os títulos de mestre e doutor (PhD) em endocrinologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Eu sou um dos mais novos nesse ranking e um dos poucos pesquisadores independentes. Estar nessa lista representa um reconhecimento do trabalho que é feito, da qualidade e de muita dedicação em prol da vida das pessoas”, comemora Cadegiani.

Em outra pesquisa, a Latin America Scientist and University Rankings 2024, da AD Scientific Index, Flavio Cadegiani aparece em 38º no ranking nacional de melhores cientistas da área de endocrinologia e metabolismo.

“Estar entre os 40 melhores pesquisadores da área de endocrinologia do Brasil é uma grande honra para mim. Sou formado na UnB, atuo em Brasília e é um grande orgulho ver que a pesquisa científica daqui tem sido reconhecida mundialmente”, diz o endocrinologista.

Lista com cientista brasileiros cresce

Ainda conforme o levantamento da Universidade Stanford, o número de pesquisadores de instituições brasileiras no ranking dos cientistas com maior impacto no mundo aumentou 278% em cinco anos. Saltou de 342 em 2017 para os 1.294 em 2022.

Os cinco países com mais cientistas influentes são Estados Unidos (69.258), China (23.484), Reino Unido (16.797), Alemanha (10.087) e Canadá (7.889).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos