Ações sustentáveis de gestão de energia estão entre as medidas mais adotadas por bares e restaurantes


 

O curso "Como aumentar a produtividade e reduzir custos com eficiência energética em bares e restaurantes", desenvolvido em parceria entre Abrasel e Sebrae, auxilia empreendedores na melhoria da gestão energética de seus estabelecimentos. (Imagem: Inteligência Artificial/Midjourney)

 A gestão de energia é uma das medidas de economia circular mais adotadas pelos bares e restaurantes, segundo diagnóstico realizado em 2023 pela Abrasel em parceria com o Sebrae. Optar por equipamentos de economia de energia classe A, realizar manutenção de equipamentos elétricos, desligar equipamentos após o expediente e utilizar iluminação natural na maior parte do tempo, são algumas das ações mais adotadas pelos empreendedores do setor, segundo a pesquisa.

Em uma escala de 0 a 5, a gestão de energia alcança nota 4 – o que indica que grande parte dos empreendedores do setor buscam adotar medidas que foquem na diminuição do consumo de energia. Uma das hipóteses para isso, segundo o diagnóstico, é de que esta redução impactaria diretamente nos custos operacionais no estabelecimento, além de promover a sustentabilidade no negócio – fato que tem despertado cada vez mais a atenção dos consumidores.

A partir disso, a Abrasel, em parceria com o Sebrae, promovem o curso gratuito, “Como aumentar a produtividade e cortar custos melhorando a energia elétrica do seu bar e restaurante.”

O curso aborda estratégias  para o empreendedor melhorar o desempenho operacional dos negócios, para redução de custos e combate ao desperdício de energia. Por meio de dicas práticas, os participantes aprenderão como aumentar e melhorar o desempenho da operação de seus estabelecimentos, aproveitando corretamente os recursos disponíveis. A qualificação é composta por videoaulas objetivas e e-books sendo que, após o término das aulas, o aluno receberá um certificado de conclusão. Os interessados podem se inscrever na plataforma do Conexão Abrasel.

Para o empreendedor Rogério Salles Perdiz, a absorção de práticas como esta funciona como um catalisador de produtividade dos negócios. Proprietário de um restaurante, ele afirma que o consumo de energia elétrica num restaurante tem um custo significativo e pode impactar no resultado do estabelecimento.

“O custo precisa ser avaliado, acompanhado e adotado políticas que possam reduzi-lo. É fundamental identificar ações que possam ser utilizadas para ter um melhor aproveitamento da energia, principalmente por meio do combate a desperdícios”, afirma o empreendedor.

Outros cursos

Além do curso de gestão de energia, estão disponíveis outras duas capacitações também gratuitas: “Do Brasil à Mesa” (capacitação com foco no aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais) e o curso sobre gestão de resíduos (que traz orientações sobre como combater o desperdício e dar uma destinação mais sustentável ao que é gerado no estabelecimento). Além dos cursos, outros quatro materiais estarão disponíveis em breve na plataforma Conexão Abrasel, também gratuitos. Clique aqui e acesse os cursos gratuitos do Conexão Abrasel.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos