Dia Mundial do Café: Pão de Açúcar dá dicas para harmonizar a bebida


Quem resiste ao cheirinho de um café fresquinho? Para os amantes da bebida, o prazer de saborear essa infusão não tem preço. Seja expresso, americano, capuccino, carioca ou mesmo um tradicional pingado, o café se tornou um hábito no dia a dia de muitas pessoas, sendo a segunda bebida mais consumida no mundo.

 Dada a sua importância, a data 14 de abril foi escolhida como o Dia Mundial do Café. O Pão de Açúcar dispõe de diversos tipos de café, que vão dos solúveis, em grãos, torrado e moído às cápsulas, com opções, ainda, de premiums e especiais.

 A bebida pode ser harmonizada com diferentes alimentos e também ser usada como base para diversos pratos e drinks. A combinação por contraste ajuda a complementar uma característica específica da bebida ou da comida.

 

Para celebrar a data, é possível encontrar no Blog do Pão dicas e cardápios. Confira receitas com café que já foram publicadas no Blog do Pão! (https://content.paodeacucar.com/tags/receitas-com-cafe)

 Bolo de café e nozes

 


 Bolo e café, uma combinação perfeita para as tardes com a família e amigos. Mas você já pensou em adicionar o café na receita do seu bolo? Experimente!

 

Ingredientes

·    gemas;

·    3 claras batidas em neve;

·    2 colheres de chá de fermento químico;

·    2 xícaras de farinha de trigo;

·    1 xícara de açúcar mascavo;

·    ½ xícara de margarina;

·    ½ xícara de nozes picadas;

·    ½ uvas passas sem sementes;

·    1 pitada de noz moscada;

·    1 xícara de leite integral;

·    1 colher sopa de café solúvel liofilizado ou freeze dried;

·    Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

 

Modo de preparo

Bata a margarina e o açúcar, acrescente as gemas e bata mais um pouco. Em seguida, acrescente o leite com o café solúvel diluído. Misture as nozes, as passas e a noz moscada. Depois, inclua a farinha e o fermento. Incorpore as claras em neve delicadamente e coloque na forma untada e enfarinhada. Leve ao forno 180ºC por 30 minutos. Desenforme ainda morno. Polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar.

 

Harmonização

Quando sua receita ficar pronta, sirva com um café coado para seus convidados. Eles irão amar!

 Mokaccino com Brandy

 


Que tal café e leite em um drink que agrada e muito o paladar nacional?

 

Ingredientes

·    25 ml de brandy ou conhaque (macieira);

·    150 ml de leite quente;

·    1 dose de café expresso;

·    1 colher (sopa) de chocolate em pó;

·    Chantilly;

·    Canela a gosto.

 

Modo de fazer

Coloque na taça de Irish o brandy, o chocolate e o leite e mexa. Acrescente um café expresso por cima, cubra com chantilly e polvilhe canela. Sirva bem quente.

 

Harmonização

Esse drink combina perfeitamente para acompanhar um biscoito com frutas secas ou umas torradinhas com creme de avelã. Você escolhe!

 

Canapés de queijo coalho e melaço de café




Unindo ingredientes regionais, como o queijo coalho e o melaço com o café, surpreenda com esses canapés super saborosos, utilizando o próprio queijo como suporte.

 

Ingredientes

·    1 pacote de queijo coalho;

·    2 colheres (sopa) de grãos de café;

·    1 copo de melado de cana

·     

Modo de preparo

Aqueça em forno médio, durante 5 minutos, os grãos de café para deixá-los bem sequinhos. Em uma tigela, misture-os com o melado de cana e coloque em banho-maria durante 10 minutos. Reserve na geladeira por 4 horas para apurar o sabor do café. Tire da geladeira meia hora antes de preparar os canapés. Corte o queijo coalho em quadradinhos e coloque-os na chapa ou frigideira para grelhar. Jogue o melado com café em temperatura ambiente por cima do queijo e sirva.

 

Harmonização

Uma cerveja tipo bock, que tem notas levemente adocicadas, é a pedida ideal para tornar a entrada ainda mais saborosa! Pode servir que é garantia de sucesso!

  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos