Veja como conquistar diferencial na profissão em tempos de internet


 

Por Isabela Brisola*

Virou uma verdadeira febre entre as mais diversas profissões utilizar os recursos da internet para impulsionar os negócios na carreira. Médicas, advogadas, terapeutas, economistas... enfim, todas as profissões podem se beneficiar desses recursos, desde que resguardados os critérios dos códigos de conduta de cada profissão, principalmente quem atua com advocacia.

Ter uma presença digital ajuda profissionais a se comunicar com um potencial de 171,5 milhões de usuários brasileiros, segundo Pesquisa RD Station de 2022, que utilizam essas plataformas para fazer contato e, em muitos casos, alavancar negócios.

Além disso, a comunicação e os serviços via internet prometem crescer no futuro. E é preciso se preparar para essa tendência. Conforme o banco internacional de estatísticas – Statista – até 2026, o Brasil terá 87,09% da população na rede. Esse mesmo levantamento aponta que as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros são: YouTube (89%), Instagram (85%), Facebook (84%), TikTok (49%), Pinterest (37%), Twitter (36%), Linkedin (35%), Snapchat (15%), Twitch (9%), Reddit (6%), Tumblr (5%), Hello (3%), Flickr (2%), Quora (2%), WeChat (2%), MeWe (1%) e outros (7%).

Mas, atualmente, antes de empreender na internet, é fundamental também verificar se o plano de negócios, que vai definir e estruturar diversos aspectos de uma empresa, está em dia. Isso é o que dará clareza para que, no digital, a profissional também se destaque.

Será necessário definir qual a missão da sua empresa, qual o ramo se pretende atuar, quem é o público alvo, quais são os valores monetários e como pretende atrair clientes, são etapas que organizam e dão direção ao empreendimento.

Outro fator a considerar é que de nada adianta ter muitos seguidores na internet se os clientes são escassos. Para fidelizar, é imprescindível um bom atendimento. Tratá-los com qualidade, demonstrar conhecimento, mas também ouvir a necessidade e demonstrar que as condições de resolver as situações é o que garantem que o cliente volte.

E lembre-se: se o cliente procura um profissional, não é por acaso. Significa que foi motivado por alguma dor ou necessidade. Assim, quanto mais condições você demonstrar de resolver problemas, mais sucesso você terá!

Mas voltando aos recursos que a internet proporciona, é notável o quanto o marketing digital pode ajudar muitas pessoas.

No início de um escritório ou empresa, não haverá muitas possibilidades de investimento em marketing pago. Dessa forma, o ideal é usar as ferramentas mais comuns e apostar em um conteúdo útil para todos. Faça vídeos, lives, posts, que informem as pessoas sobre o que é a sua atuação, em o quanto pode ajudar e como pode ser efetivo na resolução do problema que ela está buscando.

Se você aparecer e criar sua autoridade diante das pessoas, elas provavelmente vão lembrar de você quando estiverem passando uma situação que precise do seu trabalho.

Então, não tenha vergonha, APAREÇA e mostre a que você veio! Por fim, leve esse conselho para a vida: seja persistente, demonstre seu conhecimento e agarre as oportunidades que aparecem! Você terá resultados apenas se persistir naquilo que idealizou.

*Isabela Brisola é advogada previdenciária, sócia-fundadora do Brisola Advocacia.

 

Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.

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